Cuidados Paliativos: o necessário para o idoso com acidente vascular encefálico

Autores

  • Sônia Maria Dorta Ferreira CECOM/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p293-308

Palavras-chave:

Cuidado Paliativo, Idoso, Acidente Vascular Encefálico.

Resumo

A expectativa de vida do ser humano tem aumentado nas últimas décadas, o que vem exigindo o avanço da qualidade dos cuidados destinados a pessoas com fragilidades, especialmente em decorrência do crescimento considerável das doenças crônicas. Dentre essas doenças, destaca-se o acidente vascular encefálico (AVE) que acomete grande parte da população idosa, ocasionando perdas e sequelas significativas. Formas inovadoras quanto à essência do cuidar devem ser estudadas e praticadas em nossa sociedade, reconhecendo-se como exemplar nesse sentido a intervenção em cuidados paliativos, que pode melhorar a qualidade de vida e confortar uma pessoa nos seus últimos dias. Nessa direção, objetiva este trabalho enfatizar a necessidade e o valor dos cuidados paliativos para a pessoa idosa com AVE e, para tal, foi realizado um levantamento da pesquisa científica sobre a temática nas principais revistas indexadas. Os resultados indicaram um número limitado de produção científica a esse respeito, assim como se verifica a escassez de serviços que assistam os idosos no final da vida, evidenciando ainda o desconhecimento dos serviços de cuidados paliativos à maior parte dos doentes e suas famílias. Os dados mostram que são múltiplos os sintomas físicos e psicológicos que comprometem a qualidade de vida dessas pessoas em terminalidade, e que a comunicação é essencial nas relações entre paciente, cuidador, família e equipe de saúde. No caso de idosos com AVE, a presença dos Cuidados Paliativos torna-se ainda mais relevante na relação desses pacientes com familiares e outros profissionais. Trabalhos futuros envolvendo os variados aspectos dos Cuidados Paliativos são necessários, para que se possa assegurar um atendimento mais competente e efetivo a essa população.

Biografia do Autor

Sônia Maria Dorta Ferreira, CECOM/UNICAMP

Enfermeira/CECOM/UNICAMP, Especialização em Geriatria e Gerontologia (UNICAMP, 2008). Aprimoramento em Tanatologia (UNISANTA, 2010). Especialização em Cuidados Paliativos (UNISANTA, 2012).

 

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

Ferreira, S. M. D. (2013). Cuidados Paliativos: o necessário para o idoso com acidente vascular encefálico. Revista Kairós-Gerontologia, 16(3), 293–308. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p293-308

Edição

Seção

Artigos