Atividades educacionais participativas e seus efeitos benéficos, na vida pessoal e social, de pessoas idosas — caso da Faculdade da Idade da Razão (FIR/FIG/UNIMESP).

Autores

  • Nadia Dumara Ruiz Silveira PUC-SP
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici PUC-SP
  • Flávia Settanni Pinto Gonçalves Bitelli PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p325-343

Palavras-chave:

Educação de idosos, Bem-estar pessoal, Convivência Social.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar os efeitos, que se mostraram benéficos, resultantes de atividades participativas em grupo, desenvolvidas em uma Universidade particular — no presente caso, a Faculdade da Idade da Razão (FIR), integrante do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (FIG/UNIMESP) —, às pessoas idosas frequentadoras da sua programação. A pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório, teve como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado em entrevista a vinte e três sujeitos, os quais se apresentaram voluntariamente para participar da investigação. Os resultados obtidos revelam que a adesão à FIR permitiu que se considerassem algumas atividades como de maior interesse ou prazerosas: ioga, pilates, dança, excursões e espanhol, além de aulas sugeridas pelos alunos, as de informática dentre outras. As principais repercussões dessa experiência participativa na vida dos idosos indicam melhoria da saúde em geral, com a sensação de bem-estar pessoal, e muito especialmente a ressignificação da convivência social e a revitalização dos contactos familiares, além de fazerem ver uma "inesperada" reconcepção da condição de “aposentado”, aspectos estes que se traduzem em sentimentos ratificados por todos, como o de felicidade.

Biografia do Autor

Nadia Dumara Ruiz Silveira, PUC-SP

Doutorado em Ciências Sociais/USP-SP. Mestrado em Ciências Sociais/PUC-SP. Graduação em Pedagogia. Professora-titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Atuação na área da Educação, Ciências Humanas, Sociais e da Saúde e na área da Gerontologia. Líder do Grupo de Pesquisa ELO-Educação, Longevidade e Qualidade de Vida; e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação Social e Meio Ambiente, ambos certificados pelo CNPq.

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, PUC-SP

Doutorado em Linguística-IEL-Unicamp. Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem-LAEL/PUC-SP. Especialização em Linguística; Especialização em Língua e Literatura Francesa; Especialização em Teoria da Literatura. Graduação em Letras. Docente, pesquisadora filiada ao Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Atuação na área da Linguagem, das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde e na área da Gerontologia. Participa de vários Grupos de Pesquisa, dentre eles do Grupo de Pesquisa ELO-Educação, Longevidade e Qualidade de Vida e do Grupo de Moradia, certificados pelo CNPq. Membro do OLHE-Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento.

Flávia Settanni Pinto Gonçalves Bitelli, PUC-SP

Mestra em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Universidade Gama Filho. Atualização Profissional em Psicobiologia - Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Graduação em Fisioterapia. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Anatomia e Fisiologia, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

Silveira, N. D. R., Lodovici, F. M. M., & Bitelli, F. S. P. G. (2013). Atividades educacionais participativas e seus efeitos benéficos, na vida pessoal e social, de pessoas idosas — caso da Faculdade da Idade da Razão (FIR/FIG/UNIMESP). Revista Kairós-Gerontologia, 16(3), 325–343. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p325-343

Edição

Seção

Artigos