Atividades educacionais participativas e seus efeitos benéficos, na vida pessoal e social, de pessoas idosas — caso da Faculdade da Idade da Razão (FIR/FIG/UNIMESP).
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p325-343Palavras-chave:
Educação de idosos, Bem-estar pessoal, Convivência Social.Resumo
O presente estudo objetivou analisar os efeitos, que se mostraram benéficos, resultantes de atividades participativas em grupo, desenvolvidas em uma Universidade particular — no presente caso, a Faculdade da Idade da Razão (FIR), integrante do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (FIG/UNIMESP) —, às pessoas idosas frequentadoras da sua programação. A pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório, teve como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado em entrevista a vinte e três sujeitos, os quais se apresentaram voluntariamente para participar da investigação. Os resultados obtidos revelam que a adesão à FIR permitiu que se considerassem algumas atividades como de maior interesse ou prazerosas: ioga, pilates, dança, excursões e espanhol, além de aulas sugeridas pelos alunos, as de informática dentre outras. As principais repercussões dessa experiência participativa na vida dos idosos indicam melhoria da saúde em geral, com a sensação de bem-estar pessoal, e muito especialmente a ressignificação da convivência social e a revitalização dos contactos familiares, além de fazerem ver uma "inesperada" reconcepção da condição de “aposentado”, aspectos estes que se traduzem em sentimentos ratificados por todos, como o de felicidade.Downloads
Publicado
2013-09-30
Como Citar
Silveira, N. D. R., Lodovici, F. M. M., & Bitelli, F. S. P. G. (2013). Atividades educacionais participativas e seus efeitos benéficos, na vida pessoal e social, de pessoas idosas — caso da Faculdade da Idade da Razão (FIR/FIG/UNIMESP). Revista Kairós-Gerontologia, 16(3), 325–343. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p325-343
Edição
Seção
Artigos