Prevalência da Síndrome da Fragilidade em idosos residentes em Instituição de Longa Permanência na cidade de São Paulo

Autores

  • Micheli Oliveira Rodrigues Regis Centro Universitário Ítalo Brasileiro
  • Daniela Alcântara Centro Universitário Ítalo Brasileiro
  • Gabriela Correia de Almeida Goldstein Centro Universitário Ítalo-Brasileiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p251-262

Palavras-chave:

Idoso, Avaliação Geriátrica Ampla, Idoso frágil.

Resumo

Este estudo objetivou identificar, através de Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), a prevalência da Síndrome da Fragilidade (SF), em um grupo de idosos institucionalizados há mais de um ano. Participaram do estudo 24 idosos com média de idade de 80,3 ± 3,7 anos, sendo que 50% destes idosos apresentaram diagnóstico de “Fragilidade”; 25% foram considerados não frágeis; e 25% foram classificados em fase de transição (pré-frágil). Resultados que nos levam a refletir que todo o indivíduo é singular e, sempre que avaliado, deve ser considerado o contexto no qual está inserido. Quanto mais minuciosa e precoce a avaliação, maiores as chances de se impedir o avanço do processo de piora progressiva da funcionalidade. Investigar um idoso frágil requer olhar minucioso, experiência por parte do profissional, e principalmente ter em mãos um material de fácil aplicabilidade, baixo custo e risco mínimo de viés.

Biografia do Autor

Micheli Oliveira Rodrigues Regis, Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, participante do Programa de Iniciação Científica do Curso de Fisioterapia.

 

Daniela Alcântara, Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Fisioterapeuta, formada pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID).

 

Gabriela Correia de Almeida Goldstein, Centro Universitário Ítalo-Brasileiro

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências pela USP, Supervisora de Estágio em Saúde do Idoso, e Orientadora do Programa de Iniciação Científica do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Fisioterapeuta do NASF-OS ACSC. Pós-Graduanda em Gerontologia Social pela PUC- SP.

 

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Regis, M. O. R., Alcântara, D., & Goldstein, G. C. de A. (2013). Prevalência da Síndrome da Fragilidade em idosos residentes em Instituição de Longa Permanência na cidade de São Paulo. Revista Kairós-Gerontologia, 16(2), 251–262. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p251-262

Edição

Seção

Artigos