Envelhecimento Digno: inserção da Mulher na Universidade Aberta para Terceira Idade

Autores

  • Simone Aparecida Pinheiro de Almeida Rede Estadual do Paraná
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p309-323

Palavras-chave:

UATI, Memória, Gênero.

Resumo

As Universidades Abertas para Terceira Idade (UATI) configuram-se como espaço de socialização e implementação de políticas de integração de questões do envelhecimento dentro dos preceitos estabelecidos pelo Plano de Ação Internacional de Madri, engajando-se em diálogo com a sociedade. Este estudo que trata da inserção da mulher na UATI verificou que as questões conceituais que despertaram maior interesse em uma abordagem sobre gênero, principalmente do estudo da questão do feminino na terceira idade, centraram-se na valorização da memória e da identidade.

Biografia do Autor

Simone Aparecida Pinheiro de Almeida, Rede Estadual do Paraná

Professora de História e Sociologia da Rede Estadual do Paraná. Especialista em Educação Patrimonial pela UEPG e Educação de Jovens e Adultos pela UTFPR. Professora autora e formadora de Educação a Distância UAB disciplina de Estágio Curricular para História.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Coordenadora do Curso da Universidade Aberta para a Terceira Idade e o Curso da Universidade Continuada para a Terceira Idade, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa (PR), Brasil. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação, Universidade de Santiago de Compostela. Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Pós-Doutorado em Educação, Universidade de Santiago de Compostela.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

Almeida, S. A. P. de, & Oliveira, R. de C. da S. (2013). Envelhecimento Digno: inserção da Mulher na Universidade Aberta para Terceira Idade. Revista Kairós-Gerontologia, 16(3), 309–323. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p309-323

Edição

Seção

Artigos