Fotografia e imagem corporal na maturidade

Autores

  • Helena Brandão Viana Faculdade Adventista de Hortolândia (SP).
  • Jessica Souza Schlichting de Andrade Faculdade Adventista de Hortolândia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p103-123

Palavras-chave:

Imagem Corporal, Envelhecimento, Fotografia.

Resumo

A Imagem Corporal de Idosos tem se tornado objeto de vários estudos nos últimos anos, devido à influência que esta exerce sobre a qualidade de vida desses idosos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção da imagem corporal de idosos através de relatos pessoais e preenchimento de uma escala de Imagem Corporal para Idosos. Por meio de uma sessão de fotos e a aplicação de uma escala de avaliação de imagem corporal foram avaliados níveis de satisfação corporal.

Biografia do Autor

Helena Brandão Viana, Faculdade Adventista de Hortolândia (SP).

Helena Brandão Viana – Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação Física/Unicamp. No Doutorado estudou a temática da sexualidade na velhice, e para isso validou e adaptou culturalmente a escala ASKAS, para utilização na cultura brasileira. No Doutorado passou 4 meses na Simon Fraser University, em Vancouver, Canadá, onde cursou a disciplina Programas de Promoção de Saúde no Envelhecimento, tendo como orientador internacional o prof. Dr. Andrew Wister, diretor do departamento de gerontologia daquela universidade. Atualmente é Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Adventista de Hortolândia (SP), Coordenadora da Faculdade Adventista da Terceira Idade e Coordenadora do Projeto Feliz Idade, de atividades físicas com idosos; também é Professora Titular no Curso de Educação Física na mesma instituição.

E-mail: hbviana2@gmail.com

Jessica Souza Schlichting de Andrade, Faculdade Adventista de Hortolândia.

Jéssica Souza Schlichting de Andrade – Graduada em Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Fotógrafa Profissional.

E-mail: jessicaandradefotografia@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Viana, H. B., & Andrade, J. S. S. de. (2013). Fotografia e imagem corporal na maturidade. Revista Kairós-Gerontologia, 16(4), 103–123. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p103-123

Edição

Seção

Artigos