Os testes de equilíbrio Alcance Funcional e “Timed Up and Go” e o risco de quedas em idosos

Autores

  • Maria Paula Silva Campos Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Lucy Gomes Vianna Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Afonso da Rocha Campos Universidade Católica de Brasília (UCB).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p125-138

Palavras-chave:

Quedas, Idosos, Equilíbrio.

Resumo

O risco de quedas aumenta com o envelhecimento, tornando-se problema de saúde pública. O estudo atual teve como objetivo identificar os fatores de risco de quedas em indivíduos idosos e analisar se os testes de equilíbrio, Teste de Alcance Funcional (TAF) e “Timed Up and Go” (TUG), identificam aqueles com maior susceptibilidade a cair. Realizou-se estudo prospectivo, transversal e observacional, com 155 idosos (≥60 anos), sendo 131 mulheres e 24 homens, atendidos em hospital público de Brasília (DF). Estes idosos foram divididos em dois grupos: grupo 1, com os que referiram queda nos últimos 12 meses; e grupo 2, com aqueles que negaram queda no mesmo período. Foram aplicados, além de um questionário para identificar os fatores de risco de quedas, dois testes para avaliar o equilíbrio (TAF e TUG). A idade média dos idosos estudados foi de 70,65 ± 7,52 anos, sendo que 38,7% deles relataram queda nos últimos 12 meses. A incidência de quedas foi significativamente maior no sexo feminino, nos que relataram medo de queda e nos que usavam polifarmácia. Na análise multivariada, a polifarmácia foi o único fator de risco independente associado ao evento quedas. Os testes de equilíbrio TAF e TUG não se correlacionaram significativamente com a ocorrência de quedas. Concluiu-se que a polifarmácia foi o único fator de risco independente associado a quedas, e que os testes de equilíbrio TAF e TUG não identificaram os idosos com maior susceptibilidade a cair.

Biografia do Autor

Maria Paula Silva Campos, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Maria Paula Silva Campos - Fisioterapeuta, mestrado em Gerontologia. Brasília (DF): Universidade Católica de Brasília (UCB).

E-mail: mpaulasc@gmail.com

Lucy Gomes Vianna, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Lucy Gomes Vianna- Médica, professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Brasília (DF): Universidade Católica de Brasília (UCB).

E-mail: lucygomes@pos.ucb.br

Afonso da Rocha Campos, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Afonso da Rocha Campos - Médico, Senado Federal, Brasília (DF), Brasil.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Campos, M. P. S., Vianna, L. G., & Campos, A. da R. (2013). Os testes de equilíbrio Alcance Funcional e “Timed Up and Go” e o risco de quedas em idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 16(4), 125–138. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p125-138

Edição

Seção

Artigos