Mídias sociais digitais e a terceira idade: em busca de uma ferramenta para a promoção da saúde

Autores

  • Ivania Skura Universidade Estadual do Paraná, campus Campo Mourão – Fecilcam/PR.
  • Ana Paula Machado Velho Centro Universitário de Maringá – UniCesumar/PR.
  • Claudia Cristina Batistela Francisco Centro Universitário de Maringá – UniCesumar/PR.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p237-249

Palavras-chave:

Terceira Idade, Promoção da Saúde, Internet, Ambiente Digital.

Resumo

Este estudo analisa as redes sociais como meio de promoção da saúde do grupo de idosos do projeto de extensão “Qualidade de vida na terceira idade” do curso de Educação Física, do Centro Universitário Cesumar – UniCesumar, Brasil, por meio de uma pesquisa de campo. O que se pode concluir é que o interesse por notícias, e o fato de estar conectado, fazem o idoso se inserir no ciberespaço. Esta inserção no mundo digital tem grande poder para influenciar a promoção da qualidade de vida dos idosos, uma vez que atua como uma poderosa ferramenta de conexão e de comunicação com o mundo, e consequentemente, como promotora da saúde.

Biografia do Autor

Ivania Skura, Universidade Estadual do Paraná, campus Campo Mourão – Fecilcam/PR.

Ivania Skura - Mestranda em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná, campus Campo Mourão – Fecilcam/PR.

E-mail: ivaniaskura@hotmail.com

Ana Paula Machado Velho, Centro Universitário de Maringá – UniCesumar/PR.

Ana Paula Machado Velho - Orientadora; Professora do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá – UniCesumar/PR.

E-mail: anapaula.mac@gmail.com

Claudia Cristina Batistela Francisco, Centro Universitário de Maringá – UniCesumar/PR.

Claudia Cristina Batistela Francisco - Co-orientadora; Professora Mestre do curso de graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Maringá – UniCesumar/PR.

E-mail: claubatistela@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Skura, I., Velho, A. P. M., & Francisco, C. C. B. (2013). Mídias sociais digitais e a terceira idade: em busca de uma ferramenta para a promoção da saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 16(4), 237–249. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p237-249

Edição

Seção

Artigos