O simbólico do idoso hospitalizado em enfermaria geriátrica: um estudo de caso

Autores

  • Renata Cambiano Zampieri Psicóloga. Aperfeiçoamento em Gerontologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.
  • Kátia da Silva Wanderley Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.
  • Maurício Miranda Ventura Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p251-260

Palavras-chave:

Idoso, Conflitos Emocionais, Hospitalização.

Resumo

O presente estudo identifica e busca analisar o impacto da hospitalização na vida de uma pessoa idosa, em termos dos possíveis conflitos emocionais emergentes nesse contexto de hospitalização. Trata-se de um relato de experiência cujos dados de uma pesquisa de campo são analisados a partir de um referencial teórico psicanalítico, caracterizando-se como um estudo de caso durante o período de internação de paciente idoso em enfermaria geriátrica. Como resultado, aponta-se a importância da escuta diferenciada que o psicólogo deve disponibilizar em atenção aos pedidos verbais e não verbais do paciente internado, atendendo a seus pedidos (inconscientes) de socorro, às manifestações de seu simbólico enfim, de modo que o profissional possa dar guarida e encaminhamento a um intenso sentimento experimentado pelo doente em função do seu abandono pelos familiares, somado à experiência de luto em família e perdas significativas de várias ordens, consequentes à doença, e que se fazem presentes na fala desse paciente, ou mesmo ocultas, mas que lhe ocasionam anseios e angústia.

Biografia do Autor

Renata Cambiano Zampieri, Psicóloga. Aperfeiçoamento em Gerontologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

Renata Cambiano Zampieri – Psicóloga. Aperfeiçoamento em Gerontologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

E-mail: re_zampieri@hotmail.com

Kátia da Silva Wanderley, Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

Kátia da Silva Wanderley – Psicóloga Diretora do Serviço de Psicologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

E-mail: katizpsi@uol.com.br

Maurício Miranda Ventura, Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

Maurício Miranda Ventura - Médico-Geriatra. Diretor do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

E-mail: mauricioventura@uol.com.br

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Zampieri, R. C., Wanderley, K. da S., & Ventura, M. M. (2013). O simbólico do idoso hospitalizado em enfermaria geriátrica: um estudo de caso. Revista Kairós-Gerontologia, 16(4), 251–260. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p251-260

Edição

Seção

Relato de Experiência