Percepções da pessoa idosa quanto aos cuidados fisioterapêuticos no seu envelhecer

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).
  • Téssia Fernandes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).
  • Tatiane Oliveira de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).
  • Márcio Costa de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).
  • Mirla de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p69-86

Palavras-chave:

Envelhecimento, Domicílio, Fisioterapia Comunitária.

Resumo

No Brasil, o envelhecimento populacional e a demanda crescente de pessoas com doenças crônicas e incapacidades funcionais têm despertado a atenção dos cientistas da saúde, visto que comprometem não apenas o processo de viver, mas também as relações sociais e o sistema familiar. Nesse contexto, a inserção da fisioterapia no nível primário apresenta-se como uma estratégia capaz de fortalecer a atenção básica, aumentando a resolutividade do Sistema Único de Saúde, no reforço à integralidade na assistência. Objetivo: Conhecer as percepções da pessoa idosa sobre os cuidados fisioterapêuticos desenvolvidos no contexto familiar/domiciliar. Método: Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa; realizado em um município localizado no interior do Estado da Bahia, Brasil, no período de abril a julho de 2013, utilizando como instrumento: entrevista semiestruturada aplicada a quatro pessoas idosas, usuárias do serviço de fisioterapia domiciliar do Programa de Ação Continuada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão e que possuíam condições cognitivas preservadas, de acordo com Miniexame do Estado Mental (MEEM). Os resultados evidenciaram satisfação dos sujeitos quanto à evolução físico-funcional decorrente do atendimento fisioterapêutico domiciliar em seu bem-estar geral, bem como o domicílio, um espaço privilegiado para a ação reabilitadora proximal dos cuidados, que se reverteu em vínculos de solidariedade, de escuta sensível, de valorização pessoal e de amizade. Apesar disso, também foram identificadas insatisfações quanto à descontinuidade e resolutividade do tratamento no período de recesso acadêmico, fazendo alertar para a necessidade de motivação no direcionamento das capacidades resilientes das pessoas.

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Luzia Wilma Santana da Silva - Professora da UESB. Doutora em Enfermagem pelo PEN-UFSC. Líder do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu ciclo vital. Coordenadora do NIEFAM. Membro do NUCRON-UFSC.

E-mail: luziawilma@yahoo.com.br

Téssia Fernandes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Téssia Fernandes de Souza - Discente do curso de Fisioterapia da UESB. Membro colaborador do NIEFAM. Linha: Família em seu ciclo vital.

E-mail: tessia_fernandes@hotmail.com

Tatiane Oliveira de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Tatiane Oliveira de Souza - Professora da UESB. Mestranda em Enfermagem e Saúde pelo PPGES-UESB. Membro do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu ciclo vital. Colaboradora do NIEFAM.

E-mail: tatiane2101@gmail.com

tatiane2101@gmail.com

Márcio Costa de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Márcio Costa de Souza – Professor da UNEB. Mestre em Saúde Coletiva. Pesquisador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Subjetividade em Saúde (LETRASS) da Universidade Federal Fluminense.

E-mail: mcsouzafisio@gmail.com

Mirla de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Mirla de Souza - Discente do curso de Fisioterapia da UESB. Membro colaborador do NIEFAM. Linha: Família em seu ciclo vital.

E-mail: mirlafisio@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Santana da Silva, L. W., Souza, T. F. de, Souza, T. O. de, Souza, M. C. de, & de Souza, M. (2014). Percepções da pessoa idosa quanto aos cuidados fisioterapêuticos no seu envelhecer. Revista Kairós-Gerontologia, 17(1), 69–86. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p69-86

Edição

Seção

Artigos