Satisfação com a Vida na Percepção dos Idosos

Autores

  • Luciane Cristina Joia Faculdade São Francisco de Barreiras, Barreiras (BA).
  • Tania Ruiz Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, campus de Botucatu (SP),

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p79-102

Palavras-chave:

Satisfação Pessoal, Idoso, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Foi realizada uma pesquisa qualitativa à luz da Grounded Theory, objetivando compreender os fatores associados à satisfação com a vida, em idosos, no município de Barreiras (BA). A metodologia escolhida foi qualitativa. Como pergunta norteadora, foi solicitado ao entrevistado que falasse espontaneamente sobre satisfação com a vida. Foram entrevistados vinte e um idosos, escolhidos por conveniência, provenientes de classes socioeconômicas e culturais e idades diversificadas. As entrevistas foram gravadas e registradas em mp3 e o conteúdo transcrito na íntegra. A análise dos dados foi realizada à luz da teoria fundamentada em dados (Grounded Theory) e representada através do Simbolismo Teórico. Os resultados estão representados na descrição de três fenômenos que se integraram e interrelacionaram ao longo da experiência vivida, no que tange à satisfação com a vida. Estes constituíram os vértices na base do tripé que convergiram para o que aparenta ser o sentido da satisfação com a vida, entre eles: “Elegendo as Relações de Afeto e Cumplicidade com a Família, Amigos e Lazer”; “Encontrando a Felicidade na Vida, como a Construiu”; “Compreendendo as Condições de Saúde e as Necessidades da sua Prevenção como seus Determinantes”. Desse modo, a satisfação com a vida entre os idosos não apareceu apenas como um recorte de um ponto específico, mas sim como uma trajetória ao longo da vida que lhes proporcionou momentos de felicidade, atitudes e vontades, indo além dos desdobramentos e implicações que a idade avançada lhes reserva. Depois de descobertos esses fenômenos, buscamos padrões de conectividade entre seus componentes para conceitualizar a categoria central e conseguimos entender os pontos-chave que nos permitiram retratar a experiência dos idosos do município de Barreiras (BA), durante sua vida, associada com o grau de satisfação.

 

Biografia do Autor

Luciane Cristina Joia, Faculdade São Francisco de Barreiras, Barreiras (BA).

Luciane Cristina Joia - Professora Doutora em Saúde Pública do colegiado de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Barreiras. Rodovia Br 135, Km 01, n.o 2341, Boa Sorte. CEP 47805-270. Barreiras (BA), Brasil.

E-mail: luciane@fasb.edu.br

Tania Ruiz, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, campus de Botucatu (SP),

Tania Ruiz – Professora Doutora do Depto de Saúde Pública. Faculdade de Medicina de Botucatu. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, campus de Botucatu (SP), Brasil.

E-mail: truiz@fmb.unesp.br

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Joia, L. C., & Ruiz, T. (2013). Satisfação com a Vida na Percepção dos Idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 16(4), 79–102. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p79-102

Edição

Seção

Artigos