Sobre a morte e o morrer: um espaço de reflexão

Autores

  • Ana Maria Yamaguchi Ferreira Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira” (HSPE). São Paulo (SP).
  • Katia da Silva Wanderley Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual do HSPE, preceptora do curso de Aprimoramento em Psicologia Clínica, Hospitalar e em Gerontologia do HSPE. São Paulo (SP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial12p295-307

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Tanatologia, Morrer.

Resumo

Este artigo discute pensamentos e conceitos na área da Tanatologia e dos Cuidados Paliativos, ciências essas que tratam dos assuntos da morte e do processo de morrer, visando a ampliar as reflexões, análises e discussões já existentes sobre os temas, auxiliando tanto o público leigo como os profissionais de saúde a poderem lidar com a questão da morte e do morrer de forma mais humanizada e próxima, como condições que dizem a respeito a cada ser humano.

 

Biografia do Autor

Ana Maria Yamaguchi Ferreira, Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira” (HSPE). São Paulo (SP).

Ana Maria Yamaguchi Ferreira – Psicóloga. Aprimoranda em Gerontologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira” (HSPE). São Paulo (SP), Brasil.

 

Katia da Silva Wanderley, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual do HSPE, preceptora do curso de Aprimoramento em Psicologia Clínica, Hospitalar e em Gerontologia do HSPE. São Paulo (SP).

Katia da Silva Wanderley – Psicóloga. Psicóloga-chefe da Seção de Psicologia do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual do HSPE, preceptora do curso de Aprimoramento em Psicologia Clínica, Hospitalar e em Gerontologia do HSPE. São Paulo (SP), Brasil.

 

Downloads

Como Citar

Ferreira, A. M. Y., & Wanderley, K. da S. (2013). Sobre a morte e o morrer: um espaço de reflexão. Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial12), 295–307. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial12p295-307