A Graduação em Gerontologia na América Latina e Portugal – uma análise dos cursos e da oferta de disciplinas de avaliação gerontológica

Autores

  • Aline Silveira Viana Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).
  • Sofia Cristina Iost Pavarini Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).
  • Bruna Moretti Luchesi Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).
  • Ana Paula Ferreira Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).
  • Fabiana de Souza Orlandi Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).
  • Reijane Salazar Costa Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p157-177

Palavras-chave:

Geriatria, Avaliação Geriátrica, Educação Superior.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a oferta de cursos de graduação em Gerontologia, na América Latina e Portugal. Foram localizados 22 cursos e analisados quanto ao início dos mesmos, objetivo, perfil profissional, carga horária e duração. Dos 22 cursos identificados, 45,4% oferecem disciplinas relacionadas à avaliação gerontológica. Conclui-se que há crescente preocupação dos países em formar profissionais aptos a lidar com uma população idosa em crescimento.

 

Biografia do Autor

Aline Silveira Viana, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).

Graduada em Gerontologia pela UFSCar. Mestranda em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP/EESC. Cursando Especialização de Informática em Saúde pela UNIFESP. Membro no Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres – NEPED. Atuação nas áreas de avaliação gerontológica, ensino cognitivo, ensino de gerontologia e sociologia dos desastres.

 

Sofia Cristina Iost Pavarini, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).

Graduação em Enfermagem pela UFSCar (1983). Pós- doutoranda em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. É professora da Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar. É professora associado nível 4 do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos.

 

Bruna Moretti Luchesi, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).

Graduação e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (2008 e 2011, respectivamente). Doutorado em andamento no Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

 

Ana Paula Ferreira, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).

Graduada em Gerontologia pela UFSCar.

 

Fabiana de Souza Orlandi, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).

Graduação em Enfermagem pela UFSCar (1999). Mestrado em Enfermagem pela UNICAMP (2004). Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP (2011). É professora adjunta do Departamento de Gerontologia da UFSCar. É docente da Pós Graduação em Enfermagem da UFSCar.

 

Reijane Salazar Costa, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (SP).

Graduada em Gerontologia pela UFSCar. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSCar.

 

Downloads

Publicado

2014-03-30

Como Citar

Viana, A. S., Pavarini, S. C. I., Luchesi, B. M., Ferreira, A. P., Orlandi, F. de S., & Costa, R. S. (2014). A Graduação em Gerontologia na América Latina e Portugal – uma análise dos cursos e da oferta de disciplinas de avaliação gerontológica. Revista Kairós-Gerontologia, 17(1), 157–177. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p157-177

Edição

Seção

Artigos