Envelhecimento do homem: de qual velhice estamos falando?

Autores

  • Ingrid Rochelle Rêgo Nogueira Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza (CE).
  • Adriana de Oliveira Alcântara Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p263-282

Palavras-chave:

Velhice, Relações de Gênero, Masculinidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender as configurações acerca do envelhecimento masculino e como as relações de gênero influenciam na construção deste, a partir de um estudo descritivo e qualitativo. Os resultados encontrados apontam para o impacto da aposentadoria na velhice masculina, a ampliação da rede social desta a partir da participação em ações voltadas ao segmento e para a supremacia de famílias cuja responsabilidade pela manutenção econômica do lar é do velho.

 

Biografia do Autor

Ingrid Rochelle Rêgo Nogueira, Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza (CE).

Assistente Social. Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Pós-graduanda em Saúde da Pessoa Idosa pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Trabalho Social com Idosos do Serviço Social do Comércio – SESC Fortaleza.

 

Adriana de Oliveira Alcântara, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO).

Assistente Social. Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Gerontologia e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Campinas (Unicamp). Docente do curso de Serviço Social. Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO).

 

Downloads

Publicado

2014-03-30

Como Citar

Nogueira, I. R. R., & Alcântara, A. de O. (2014). Envelhecimento do homem: de qual velhice estamos falando?. Revista Kairós-Gerontologia, 17(1), 263–282. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p263-282

Edição

Seção

Artigos