Motivos de desistência em um programa de atividades física para idosos

Autores

  • Eduardo Hauser Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Andrea Kruger Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Valéria Feijó Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Eliane Jost Blessmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p43-56

Palavras-chave:

Desistência, Idosos, Atividade Física.

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar os motivos de desistência de atividade física em um programa para idosos. A amostra foi composta por 31 participantes desistentes de um projeto de extensão. Foi utilizada a entrevista estruturada com perguntas abertas através de contato telefônico. Conclui-se que o interesse existe para a manutenção das atividades, porém as condições de saúde não possibilitam a sua prática na mesma perspectiva, indicando a necessidade de outros modos de atenção.

 

Biografia do Autor

Eduardo Hauser, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrando do programa de Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Andrea Kruger Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Educadora Física, Doutora em Psicologia Social. Professora do Departamento de Educação Física. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Valéria Feijó Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Acadêmica da Escola de Educação Física/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista CELARI - PROEXT/MEC/UFRGS.

 

Eliane Jost Blessmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Graduação em Serviço Social, pela PUCRS, Especialização em Orientação Familiar e em Gerontologia Social pela PUCRS. Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, Aperfeiçoamento em O Processo de Cuidar do Idoso, pela USP. Atualmente é Assistente Social da UFRGS.

 

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Hauser, E., Gonçalves, A. K., Martins, V. F., & Blessmann, E. J. (2014). Motivos de desistência em um programa de atividades física para idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 17(2), 43–56. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p43-56

Edição

Seção

Artigos