Envelhecimento e os fenótipos da composição corporal

Autores

  • Gláucia Regina Falsarella Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas (SP).
  • Lívia Pimenta Renó Gasparotto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Ibsen Bellini Coimbra Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Arlete Maria Valente Coimbra Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p57-77

Palavras-chave:

Idoso, Envelhecimento, Composição Corporal.

Resumo

Um dos aspectos mais importantes no campo da geriatria e da gerontologia é determinar a variabilidade dos componentes da composição corporal (CC), à medida que as modificações na CC relacionadas à velhice têm grande impacto metabólico e funcional. As alterações na CC não ocorrem de maneira uniforme entre os idosos, existindo perfis ou fenótipos da CC associados ao envelhecimento, como o sarcopênico, obeso e obeso sarcopênico. Compreender as relações entre a CC nos idosos é de extrema relevância para medidas preventivas, diagnósticas e de tratamento.

 

Biografia do Autor

Gláucia Regina Falsarella, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas (SP).

Doutoranda do Programa de Gerontologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2010). Professora efetiva do EE Monsenhor Dr. Emílio José Salim, Brasil.

 

Lívia Pimenta Renó Gasparotto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Doutoranda do Programa de Gerontologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil. Docente - Área da Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Brasil.

 

Ibsen Bellini Coimbra, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Programa de Gerontologia. Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Reumatologia. Pós-doutorado em Biologia Molecular de Cartilagem na Thomas Jefferson University (EUA). Doutorado em Clínica Médica, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestrado em Clínica Médica.  Graduado em Medicina. Residência Médica em Reumatologia.

 

Arlete Maria Valente Coimbra, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Docente permanente da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil). Programa de Gerontologia. Programa Saúde da Família. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Falsarella, G. R., Gasparotto, L. P. R., Coimbra, I. B., & Coimbra, A. M. V. (2014). Envelhecimento e os fenótipos da composição corporal. Revista Kairós-Gerontologia, 17(2), 57–77. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p57-77

Edição

Seção

Artigos