A intersetorialidade nas políticas públicas para o envelhecimento no Brasil

Autores

  • Antonio Deusivam de Oliveira Universidade Mogi das Cruzes (UMC).
  • Oswaldo Alcanfor Ramos Universidade Mogi das Cruzes. (UMC).
  • Ivone Panhoca Universidade Mogi das Cruzes.
  • Vera Lúcia dos Santos Alves Universidade Mogi das Cruzes.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p91-103

Palavras-chave:

Intersetorialidade, Políticas Públicas para o Envelhecimento, População Idosa.

Resumo

Este artigo objetiva mostrar a necessidade de políticas intersetoriais no que concernem as políticas para a população idosa no Brasil. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, relacionaram-se ações conjuntas entre diferentes secretarias e/ou órgãos na implementação e condução das políticas para a população idosa no Brasil.

 

Biografia do Autor

Antonio Deusivam de Oliveira, Universidade Mogi das Cruzes (UMC).

Graduado em Economia (UNINOVE). Especialista em Organização e Gestão de Política Social (UniFMU) e em Formação Docente para o Ensino Superior (UNINOVE). Mestrando em Políticas Públicas (UMC).

 

Oswaldo Alcanfor Ramos, Universidade Mogi das Cruzes. (UMC).

Graduado em Psicologia (UMC). Especialista em Gestalt Terapia (Instituto Sedes Sapientae). Mestrando em Políticas Públicas, Universidade Mogi das Cruzes. (UMC).

 

Ivone Panhoca, Universidade Mogi das Cruzes.

Fonoaudióloga com mestrado e doutorado em linguística pelo Instituto de estudos da Linguagem da UNICAMP. Pós Doutoramento nos EUA e Espanha. Docente do programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade Mogi das Cruzes.

 

Vera Lúcia dos Santos Alves, Universidade Mogi das Cruzes.

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Pós Doutorado também pelo mesmo programa. É Especialista em Gestão em Saúde pela FGV. Professora do Mestrado em Políticas Públicas (UMC).

 

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Oliveira, A. D. de, Ramos, O. A., Panhoca, I., & Alves, V. L. dos S. (2014). A intersetorialidade nas políticas públicas para o envelhecimento no Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 17(2), 91–103. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p91-103

Edição

Seção

Artigos