Considerações sobre sujeito, memória e linguagem, a partir da escuta dos relatos de duas idosas institucionalizadas

Autores

  • Talita Baldin Universidade Federal Fluminense.
  • Juliana Marcolino-Galli Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati (PR).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p153-177

Palavras-chave:

Envelhecimento, Linguagem, Institucionalização.

Resumo

A rotina na Instituição de Longa Permanência para Idosos pode favorecer a alienação subjetiva, perda da função comunicativa da fala e “apagamento” da memória. Por meio de relatos autobiográficos de idosas institucionalizadas, perceberam-se memórias cristalizadas em vivências significativas e o distanciamento do outro e da realidade da instituição, apontando para necessidade de um espaço em que “memórias” possam ser ouvidas.

 

 

Biografia do Autor

Talita Baldin, Universidade Federal Fluminense.

Psicóloga, graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati (PR). Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

 

Juliana Marcolino-Galli, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati (PR).

Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUC-SP. Docente adjunto A do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati (PR).

 

Downloads

Como Citar

Baldin, T., & Marcolino-Galli, J. (2014). Considerações sobre sujeito, memória e linguagem, a partir da escuta dos relatos de duas idosas institucionalizadas. Revista Kairós-Gerontologia, 17(2), 153–177. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p153-177

Edição

Seção

Artigos