Pessoas idosas e a busca por informações em saúde por meio da internet

Autores

  • Brunela Della Maggiori Orlandi Universidade Federal de São Carlos.
  • Wilson José Alves Pedro Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p279-293

Palavras-chave:

Pessoas Idosas, Internet, Informação em Saúde, Campo CTS.

Resumo

O presente estudo analisa como as pessoas idosas, participantes de um programa de inclusão digital, fazem buscas sobre saúde utilizando a internet, e como essas informações relacionam as doenças autorreferidas. Fundamenta-se em aportes teóricos da Gerontologia e do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Desenvolvido em cinco etapas, adotando procedimentos plurimetodológicos, foram investigados aspectos sobre a natureza e o acesso à informação em saúde por meio da internet, junto a 19 pessoas idosas. Os resultados apontam algumas das práticas cotidianas de acesso a informações via internet, e a importância destas na promoção da saúde.

 

Biografia do Autor

Brunela Della Maggiori Orlandi, Universidade Federal de São Carlos.

Doutoranda e Mestre do Programa de Pós-Graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Gerontologia pela EACH – Universidade de São Paulo.

 

Wilson José Alves Pedro, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos – Departamento de Gerontologia. Docente  do Programa de Pós-Graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade e do Programa de Mestrado Profissional – Gestão das Organizações e Sistemas Públicos. Pós-Doutorado pelo Instituto do Envelhecimento. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal.

 

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Orlandi, B. D. M., & Pedro, W. J. A. (2014). Pessoas idosas e a busca por informações em saúde por meio da internet. Revista Kairós-Gerontologia, 17(2), 279–293. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p279-293

Edição

Seção

Artigos