RE-AIM: uma proposta de avaliação de programas de atividade física

Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Andiara Schwingel, Wojtek Chodzko-Zajko, Simone Teresinha Meurer, Fabiana Almeida Brito, Fábio Araújo Almeida

Resumo


Objetivou-se demonstrar como o modelo RE-AIM pode ser utilizado no planejamento e avaliação de programas de promoção da atividade física. Utilizou-se o “Programa VAMOS” (Vida Ativa Melhorando a Saúde), conduzido com idosos no município de Florianópolis (SC), Brasil, para demonstrar sua aplicabilidade. O RE-AIM é um modelo constituído por cinco dimensões que se relacionam entre si e, quando bem atendidas, maximizam o impacto das intervenções na saúde pública. Identificou-se a aplicabilidade e potencialidade do RE-AIM no contexto brasileiro e sugere-se que este seja utilizado no planejamento, avaliação e divulgação dos programas de promoção da atividade física.



Palavras-chave


Programas; Promoção da Saúde; Planejamento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p295-314

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.