As contribuições do cuidado ao idoso no programa de HIPERDIA, para a formação profissional

Daniela Jéssica Rodrigues de França, Jacqueline Targino Nunes, Maria Neyrian de Fatima Fernandes

Resumo


Este estudo objetiva relatar de forma descritiva a experiência vivenciada na unidade básica de saúde por acadêmicos, e descrever as práticas desenvolvidas ao idoso no programa HIPERDIA, contribuindo para a formação profissional desses acadêmicos. A elaboração deste estudo embasou-se na metodologia descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida na Unidade Básica de Saúde no município de Parnamirim (RN). Diante das experiências vivenciadas, podem ser verificados os cuidados com os idosos aqui envolvidos, portadores de doenças crônicas, possibilitando a formação de um profissional mais capacitado para elaboração de estratégias específicas de intervenções. O estudo permitiu constatar que, para a formação do acadêmico de enfermagem, o estágio curricular e extracurricular é de grande importância, pois possibilita a junção da teoria e prática, por meio das atividades que são realizadas durante esses estágios.

 


Palavras-chave


Enfermagem; Integralidade; Hiperdia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p315-327

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.