Cuidar de Idosos Dependentes – A Sobrecarga dos Cuidadores Familiares

Autores

  • Sofia Pereira Serviço Social, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, UCP, Braga, Portugal.
  • Eduardo Duque Sociologia. Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia, Universidade Complutense de Madrid, España. Mestre em Filosofia, Universidade do Minho, Portugal. Licenciado em Teologia, Faculdade de Teologia da UCP, Braga, Portugal. Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa. Membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Integra o Grupo de Estudos Culturais.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p187-202

Palavras-chave:

Idosos dependentes, Cuidadores Familiares, Sobrecarga.

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a sobrecarga dos cuidadores familiares. Para tanto, analisa-se a relação entre o grau de dependência do idoso dependente e o nível de sobrecarga dos cuidadores. A metodologia usada apoia-se num questionário ao prestador de cuidados, na Escala de Sobrecarga do Cuidador, e no Índice de Barthel. Os resultados mostram que éna família que se encontra a primeira linha de apoio, cuja constante prestação de cuidados conduz ao aumento da sobrecarga, a qual depende do número de horas que o cuidador presta ao idoso dependente, bem como do apoio informal que ele próprio recebe. 

Palavras-chave: Idosos dependentes; Cuidadores Familiares; Sobrecarga.

Biografia do Autor

Sofia Pereira, Serviço Social, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, UCP, Braga, Portugal.

Sofia Pereira - Licenciada e Mestre em Serviço Social, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, UCP, Braga, Portugal.

E-mail: sofiaraquel.pereira@hotmail.com

Eduardo Duque, Sociologia. Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia, Universidade Complutense de Madrid, España. Mestre em Filosofia, Universidade do Minho, Portugal. Licenciado em Teologia, Faculdade de Teologia da UCP, Braga, Portugal. Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa. Membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Integra o Grupo de Estudos Culturais.

Eduardo Duque - Doutor em Sociologia, Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia, Universidade Complutense de Madrid, España. Mestre em Filosofia, Universidade do Minho, Portugal. Licenciado em Teologia, Faculdade de Teologia da UCP, Braga, Portugal. Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa. Membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Integra o Grupo de Estudos Culturais.

Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Eduardo_Duque2;

Link do ORCID: orcid.org/0000-0003-4719-3148

E-mail: eduardoduque@braga.ucp.pt

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Pereira, S., & Duque, E. (2017). Cuidar de Idosos Dependentes – A Sobrecarga dos Cuidadores Familiares. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 187–202. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p187-202

Edição

Seção

Artigos