Grã-parentalidade: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Sónia Margarida Santos Coelho Enfermagem. Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego. Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mealhada (Portugal).
  • Isabel Margarida Marques Monteiro Dias Mendes Enfermagem. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Professor Coordenador), Portugal.
  • Rogério Clemente Rodrigues Enfermagem. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Professor Coordenador), Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p25-39

Palavras-chave:

Grã-parentalidade, Avós, Transição.

Resumo

O nascimento de uma criança implica a transição para a parentalidade que ocorre, simultaneamente, com a transição para a grã-parentalidade. Neste artigo, procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura existente em bases eletrônicas de dados, com vista a responder à questão: “Como é vivida a transição para a grã-parentalidade?” A grã-parentalidade pode ser identificada como: uma transição; um processo adaptativo; a procura do sentido de vida; uma oportunidade de crescimento pessoal; um evento normativo.

Palavras-chave: Grã-parentalidade; Avós; Transição.

Biografia do Autor

Sónia Margarida Santos Coelho, Enfermagem. Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego. Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mealhada (Portugal).

Sónia Margarida Santos Coelho - Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Mestre em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa. Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal. Doutoranda em Enfermagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Afiliação: Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego. Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mealhada (Portugal).

E-mail: smargaridacoelho@gmail.com

Isabel Margarida Marques Monteiro Dias Mendes, Enfermagem. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Professor Coordenador), Portugal.

Isabel Margarida Marques Monteiro Dias Mendes - Licenciada em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Mestre em Saúde Pública, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Doutora em Ciências de Enfermagem, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. Afiliação: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Professor Coordenador), Portugal.

E-mail: isabelmendes@esenfc.pt

Rogério Clemente Rodrigues, Enfermagem. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Professor Coordenador), Portugal.

Rogério Clemente Rodrigues – Licenciado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Pública. Mestre em Saúde Pública, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Doutor em Ciências de Enfermagem, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, Portugal. Afiliação: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Professor Coordenador), Portugal.

E-mail: rogerio@esenfc.pt

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Coelho, S. M. S., Mendes, I. M. M. M. D., & Rodrigues, R. C. (2017). Grã-parentalidade: revisão integrativa da literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 25–39. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p25-39

Edição

Seção

Artigos