Qualidade de vida em idosos em um programa de alongamento

Autores

  • Geovana Mellisa Castrezana Anacleto Epidemiologia, Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado Profissional em Psicogerontologia, Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa.
  • Rita de Cássia de Aquino Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Docente nos Cursos de Graduação Universidade São Judas Tadeu, Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Experiência em Nutrição Clínica, ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo de Idosos.
  • Flávio Rebustini Docente/Pesquisador, Universidade Estácio de Sá, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p259-276

Palavras-chave:

Exercício Físico, Alongamento, Envelhecimento.

Resumo

Objetivou-se avaliar a qualidade de vida de idosos pré- e pós-intervenção. Participaram 21 idosos (média 65,71anos, ±5,08), de um programa de alongamento e, para avaliação, foi utilizado o WHOQOL-Bref e WHOQOL-Old. As quatro dimensões do WHOQOL-Bref apresentaram melhoria dos indicadores, como também as dimensões do WHOQOL-Old: Atividades Passadas, Presentes e Futuras, Participação Social e Intimidade. Conclui-se que há evidência de que a atividade física do tipo alongamento parece ser benéfica para a população estudada.

Palavras-chave: Exercício Físico; Alongamento; Envelhecimento.

Biografia do Autor

Geovana Mellisa Castrezana Anacleto, Epidemiologia, Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado Profissional em Psicogerontologia, Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa.

Geovana Mellisa Castrezana Anacleto – Doutoranda em Epidemiologia, Universidade de São Paulo. Mestrado em Ciências do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu, SP. Graduação em Educação Física, Universidade de Mogi das Cruzes, SP. Professora do Mestrado Profissional em Psicogerontologia, do Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa. Tem experiência na área de Atividade Física e Envelhecimento, Psicologia do Esporte e Produção Científica, com ênfase em atividade física (flexibilidade) para idosos, fatores emocionais da atividade física e envelhecimento, fatores emocionais e alto rendimento, saúde e alto rendimento. Faz parte do grupo de Pesquisa Psicologia do Idoso. http://lattes.cnpq.br/0360869598974082.

E-mail: geovana_castrezana@hotmail.com

Rita de Cássia de Aquino, Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Docente nos Cursos de Graduação Universidade São Judas Tadeu, Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Experiência em Nutrição Clínica, ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo de Idosos.

Rita de Cássia de Aquino – Graduação em Nutrição, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Atualmente é docente e orientadora no Mestrado em Ciências do Envelhecimento na Universidade São Judas Tadeu e Professora nos Cursos de Graduação da Universidade São Judas Tadeu, Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Municipal de São Caetano do Sul.


Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo de Idosos. http://lattes.cnpq.br/3574501623080697.

E-mail: rcaquino@uol.com.br

Flávio Rebustini, Docente/Pesquisador, Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Flávio Rebustini – Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologia, UNESP, Rio Claro. Tese: "Vulnerabilidade no Esporte e as novas mídias: um estudo sobre o Twitter”), sob orientação do Prof. Dr. Afonso Antonio Machado, e com estágio doutoral com o Prof. Dr. Marcos A. A. Balbinotti, departamento do Psicologia da Universidade de Quebéc em Trois-Rivières, Canadá. Ex-Reitor da Universidade do Grande ABC (UNIABC). Mestrado em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Aperfeiçoamento em Voleibol no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou, Rússia, Especialização em Psicologia do Esporte, Faculdades Metropolitanas Unidas, Especialização em Voleibol pela Faculdades Metropolitanas Unidas, Aperfeiçoamento em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo, Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou, Rússia, graduado em Educação Física, Universidade de Formação Educação e Cultura do ABC, UNIABC. http://lattes.cnpq.br/3871694353284258

E-mail: frebustini@uol.com.br

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Anacleto, G. M. C., Aquino, R. de C. de, & Rebustini, F. (2017). Qualidade de vida em idosos em um programa de alongamento. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 259–276. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p259-276

Edição

Seção

Artigos