Proposta de intervenção fonoaudiológica com jogos teatrais na Doença de Parkinson: estudo de caso clínico

Autores

  • Roberto Correia de Melo Felisette Fonoaudiologia. PUC-SP. Idealizador do Grupo de Teatro da Associação Brasil Parkinson de São Paulo, ABP. Co-Fundador da Associação "Ser em Cena", teatro de afásicos (Direção e Concepção do Projeto "Reconstruindo a Palavra"). Atua principalmente nas seguintes áreas da Fonoaudiologia: Avaliação e Tratamento dos Distúrbios da Voz, Desenvolvimento de Voz Normal e Profissional, Acústica da Voz e da Fala e Competência Comunicativa.
  • Elthon Gomes Fernandes da Silva Fonoaudiologia. Professor Assistente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Léslie Piccolotto Ferreira Departamento de Fundamentos de Fonoaudiologia e Fisioterapia da PUC-SP. Coordenadora do Laboratório de Voz - LaborVox da PUC-SP. www.pucsp.br/laborvox

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p337-352

Palavras-chave:

Voz, Teatro, Doença de Parkinson.

Resumo

Este estudo tem por objetivo explicitar, por meio de estudo de caso clínico, a utilização de Jogos Teatrais como atividade de intervenção fonoaudiológica para as alterações de fala e de voz de um indivíduo, de 63 anos de idade, com Doença de Parkinson. Foram utilizadas técnicas vocais e dinâmicas com os Jogos Teatrais. Após esse modelo de intervenção fonoaudiológica, foi evidenciada melhora na qualidade da comunicação do paciente, bem como no resgate de seu papel de interlocutor.

Palavras-chave: Voz; Teatro; Doença de Parkinson.

Biografia do Autor

Roberto Correia de Melo Felisette, Fonoaudiologia. PUC-SP. Idealizador do Grupo de Teatro da Associação Brasil Parkinson de São Paulo, ABP. Co-Fundador da Associação "Ser em Cena", teatro de afásicos (Direção e Concepção do Projeto "Reconstruindo a Palavra"). Atua principalmente nas seguintes áreas da Fonoaudiologia: Avaliação e Tratamento dos Distúrbios da Voz, Desenvolvimento de Voz Normal e Profissional, Acústica da Voz e da Fala e Competência Comunicativa.

Roberto Correia de Melo Felisette – Fonoaudiólogo, Universidade Camilo Castelo Branco. Mestre em Fonoaudiologia, PUC-SP. Idealizador do Grupo de Teatro da Associação Brasil Parkinson de São Paulo, ABP. Co-Fundador da Associação "Ser em Cena", teatro de afásicos (Direção e Concepção do Projeto "Reconstruindo a Palavra"). Atua principalmente nas seguintes áreas da Fonoaudiologia: Avaliação e Tratamento dos Distúrbios da Voz, Desenvolvimento de Voz Normal e Profissional, Acústica da Voz e da Fala e Competência Comunicativa.

E-mail: felisetteroberto@yahoo.com.br

Elthon Gomes Fernandes da Silva, Fonoaudiologia. Professor Assistente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco.

Elthon Gomes Fernandes da Silva – Bacharelado em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Mestre em Saúde Humana e Meio Ambiente pela UFPE. Doutor em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Professor Assistente do Departamento de Artes Cênicas da UFPB.

E-mail: elthonfernandes@yahoo.com.br

Léslie Piccolotto Ferreira, Departamento de Fundamentos de Fonoaudiologia e Fisioterapia da PUC-SP. Coordenadora do Laboratório de Voz - LaborVox da PUC-SP. www.pucsp.br/laborvox

Léslie Piccolotto Ferreira – Chefe e Professora Titular do Departamento de Fundamentos de Fonoaudiologia e Fisioterapia da PUC-SP. Coordenadora do Laboratório de Voz - LaborVox da PUC-SP. www.pucsp.br/laborvox 

http://lattes.cnpq.br/6606091691004002

E-mail: lesliepferreira@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Felisette, R. C. de M., Silva, E. G. F. da, & Ferreira, L. P. (2017). Proposta de intervenção fonoaudiológica com jogos teatrais na Doença de Parkinson: estudo de caso clínico. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 337–352. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p337-352

Edição

Seção

Artigos