Cuidados fornecidos por familiares relacionados à convivência com o idoso

Autores

  • Luisa Kecyane Batista Cardoso Enfermagem e Saúde; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Jequié, BA, Brasil.
  • Talita Santos Oliveira Sampaio Fisioterapia.Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Professora Titular da Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.
  • Alba Benemérita Alves Vilela Enfermagem. Departamento de Saúde (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p353-367

Palavras-chave:

Idoso, Relações Familiares, Saúde Pública.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os cuidados fornecidos pelos familiares relacionados à convivência com o idoso, cadastrados em uma USF da cidade de Jequié, BA. Encontrou-se que os cuidados são relacionados principalmente à alimentação e às medicações, preocupando-se pouco com os hábitos de vida. Concluiu-se que existe uma deficiência no conhecimento dos cuidadores/familiares acerca de cuidados necessários voltados à convivência com o idoso no contexto familiar.

Palavras-chave: Idoso; Relações Familiares; Saúde Pública.

Biografia do Autor

Luisa Kecyane Batista Cardoso, Enfermagem e Saúde; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Jequié, BA, Brasil.

Luisa Kecyane Batista Cardoso – Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, nível Mestrado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Jequié, BA, Brasil.

E-mail: keicyluisa@hotmail.com

Talita Santos Oliveira Sampaio, Fisioterapia.Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Professora Titular da Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.

Talita Santos Oliveira Sampaio – Fisioterapeuta. MS. em Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Professora Titular da Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR.

E-mail: talitafisio@gmail.com

Alba Benemérita Alves Vilela, Enfermagem. Departamento de Saúde (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, Bahia, Brasil.

Alba Benemérita Alves Vilela – Enfermeira. Ph.D. em Enfermagem. Professora plena do Departamento de Saúde (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Jequié, Bahia, Brasil.

E-mail: albavilela@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Cardoso, L. K. B., Sampaio, T. S. O., & Vilela, A. B. A. (2017). Cuidados fornecidos por familiares relacionados à convivência com o idoso. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 353–367. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p353-367

Edição

Seção

Artigos