Cuidadores Familiares de Idosos com a Doença de Alzheimer

Camila Rodrigues Garcia, Gabriela Cabett Cipolli, Jéssica Pucci dos Santos, Luca Pasquali Freitas, Mayara Cartoni Braz, Deusivania Vieira da Silva Falcão

Resumo


 

RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar na perspectiva de cuidadores familiares de idosos com provável/possível diagnóstico da doença de Alzheimer: a reação inicial da família diante do provável/possível diagnóstico da doença de Alzheimer; as principais atividades realizadas com estes idosos; as fontes de auxílio no cuidado e o grau de satisfação em relação a esse auxílio; os sentimentos vivenciados diante da tarefa de cuidar e a dinâmica familiar após a enfermidade. A amostra foi composta por 17 cuidadores familiares que contaram com o auxílio da Associação de Familiares e Amigos dos Idosos (AFAI). Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados demonstraram que a reação inicial dos familiares foi desfavorável diante do provável/possível diagnóstico da DA e com a progressão da doença, os cuidadores vivenciaram sentimentos desfavoráveis diante da tarefa de cuidar, desencadeando mudanças na dinâmica familiar.

Palavras-chave: Doença de Alzheimer; Cuidador; Família.


Palavras-chave


Doença de Alzheimer; Cuidador; Família.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p409-426

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.