Qualidade de vida dos idosos participantes do Projeto “Unidos da Melhor Idade” do Município de Fernão, SP, Brasil

Autores

  • Maria Amélia Ximenes Terapeuta Ocupacional, Doutora em Ciências Sociais, Docente Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional e do Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Longevidade, Envelhecimento, Ocupação, Cultura, Saúde e Qualidade de Vida. E-mail:
  • Rosa Maria Del’ Vescovo Terapeuta Ocupacional. Mestranda do Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP, Brasil.
  • Rafaela Fioretto Manchini Terapeuta Ocupacional, ex Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, período ago.2014- jul.2015. Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP.
  • Marta Helena Souza De Conti Fisioterapeuta, Docente Adjunta do Curso de Fisioterapia e do Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP. Brasil.
  • Lyana Carvalho e Souza Terapeuta Ocupacional, Doutoranda em Ciências da Reabilitação no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais/USP. Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Universidade do Sagrado Coração, USC/Bauru/SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p427-452

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Idoso, Saúde percebida.

Resumo

Este estudo avaliou a qualidade de vida de um grupo de idosas identificando suas condições de saúde autopercebida. A maioria considera sua qualidade de vida boa e estão satisfeitas com a saúde. A baixa escolaridade e renda não foram fatores determinantes para sua qualidade de vida, porém a presença de sentimentos negativos, tais como: humor, desespero, ansiedade e depressão chamam a atenção para um acompanhamento do grupo de forma mais específica.

Palavras-chave: Qualidade de vida; Idoso; Saúde percebida.

 

Biografia do Autor

Maria Amélia Ximenes, Terapeuta Ocupacional, Doutora em Ciências Sociais, Docente Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional e do Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Longevidade, Envelhecimento, Ocupação, Cultura, Saúde e Qualidade de Vida. E-mail:

Maria Amélia Ximenes – Terapeuta Ocupacional, Doutora em Ciências Sociais, Docente Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional e do Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Longevidade, Envelhecimento, Ocupação, Cultura, Saúde e Qualidade de Vida.

E-mail: mameliaximenes@yahoo.com.br

Rosa Maria Del’ Vescovo, Terapeuta Ocupacional. Mestranda do Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP, Brasil.

Rosa Maria Del’ Vescovo – Terapeuta Ocupacional. Mestranda do Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP, Brasil.

E-mail: rosadelvescovo@yahoo.com.br

Rafaela Fioretto Manchini, Terapeuta Ocupacional, ex Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, período ago.2014- jul.2015. Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP.

Rafaela Fioretto Manchini – Terapeuta Ocupacional, ex Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, período ago.2014- jul.2015. Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP.

E-mail: rafaela_fioretto@hotmail.com

Marta Helena Souza De Conti, Fisioterapeuta, Docente Adjunta do Curso de Fisioterapia e do Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP. Brasil.

Marta Helena Souza De Conti – Fisioterapeuta, Docente Adjunta do Curso de Fisioterapia e do Mestrado em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru, SP. Brasil.

E-mail: madeconti@yahoo.com.br

Lyana Carvalho e Souza, Terapeuta Ocupacional, Doutoranda em Ciências da Reabilitação no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais/USP. Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Universidade do Sagrado Coração, USC/Bauru/SP.

Lyana Carvalho e Souza - Terapeuta Ocupacional, Doutoranda em Ciências da Reabilitação no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais/USP. Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Universidade do Sagrado Coração, USC/Bauru/SP.

E-mail: lyana.sousa@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Ximenes, M. A., Del’ Vescovo, R. M., Manchini, R. F., Conti, M. H. S. D., & Souza, L. C. e. (2017). Qualidade de vida dos idosos participantes do Projeto “Unidos da Melhor Idade” do Município de Fernão, SP, Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 427–452. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p427-452

Edição

Seção

Artigos