Reflexões sobre trajetórias de trabalho do pequeno agricultor familiar no interior do Estado de São Paulo

Autores

  • Angélica Fabiana Gomes Psicologia, PPGPsi, Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora no grupo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Gerontologia Social­­­, NIEPGS, da Universidade Federal de São Carlos.
  • Wilson José Alves Pedro Departamento de Gerontologia, e PPGCTS da Universidade Federal de São Carlos, área de Gerontologia Social, e Dimensões Sociais da Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p453-472

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Identidade, Envelhecimento no rural.

Resumo

Este trabalho analisa aspectos de trajetórias psicossociais de um grupo de pequenos agricultores familiares arrendatários de terra e que vivenciam o processo de envelhecimento. Trata-se de um estudo exploratório de natureza social e qualitativa. A metodologia utilizada foi a história de vida. Participaram do estudo quatro sujeitos, três homens e uma mulher, com a idade entre sessenta e seis anos e setenta e seis anos. Os resultados evidenciam a complexidade do sistema de organização produtiva, o trabalho na zona rural e seus impactos na construção de identidade no contexto de envelhecimento.

Palavras-chave: Agricultura familiar; Identidade; Envelhecimento no rural.

Biografia do Autor

Angélica Fabiana Gomes, Psicologia, PPGPsi, Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora no grupo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Gerontologia Social­­­, NIEPGS, da Universidade Federal de São Carlos.

Angélica Fabiana Gomes - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, PPGPsi, Universidade Federal de São Carlos.  Pesquisadora no grupo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Gerontologia Social­­­, NIEPGS, da Universidade Federal de São Carlos.

Wilson José Alves Pedro, Departamento de Gerontologia, e PPGCTS da Universidade Federal de São Carlos, área de Gerontologia Social, e Dimensões Sociais da Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.

Wilson José Alves Pedro - Pós-Doutorado no Instituto do Envelhecimento, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Professor Adjunto do Departamento de Gerontologia, e PPGCTS da Universidade Federal de São Carlos, área de Gerontologia Social, e Dimensões Sociais da Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.

E-mail: wjapedro@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Gomes, A. F., & Pedro, W. J. A. (2017). Reflexões sobre trajetórias de trabalho do pequeno agricultor familiar no interior do Estado de São Paulo. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 453–472. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p453-472

Edição

Seção

Artigos