Climatério, saúde e depressão, uma abordagem psicossocial: Estudo exploratório com um grupo de mulheres da cidade do México

Guadalupe Alva Real, Jorge Luis López Jiménez, Clotilde García González

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar a saúde no climatério e nas manifestações depressivas. Estudo descritivo, exploratório e observacional, N=48 mulheres, avaliadas por meio da Escala de Avaliação da Menopausa (Menopause Rating Scale, MRS) e da Escala de Auto-Avaliação da Depressão, de Zung (SDS), para os sintomas e manifestações depressivss. Foram relatados: cansaço físico e mental, insônia, dores musculares, irritabilidade, ondas de calor e sintomas de depressão. A saúde durante o climatério é relevante para a clínica, a medicina preventiva, e para os cuidados no envelhecimento.
Palavras-chave: Climatério; Saúde física e mental; Depressão.


Palavras-chave


Climatério; Saúde física e mental; Depressão.

Texto completo:

PDF (Español (España))


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p09-23

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.