Síndrome da Paralisia Supranuclear Progressiva: As dificuldades de diagnóstico e a atuação da Equipe multidisciplinar quanto aos cuidados à pessoa afetada por esta doença

Autores

  • Jaqueline Pereira Mota Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Enfermagem, Saúde Pública e Docência Superior. Chefe do Centro Cirúrgico do Hospital das Forças Armadas, Brasília, DF.
  • Maria Liz Cunha de Oliveira Doutora em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB), Programa de Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde, ESCS/FEPECS/DF, Brasil.
  • Karla Helena Coelho Vilaça Investigação Biomédica, Departamento de Clinica Médica. Divisão de Geriatria, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, MRP/USP. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p135-160

Palavras-chave:

Paralisia Supranuclear Progressiva, Parkinsonismo, Doenças do Sistema Nervoso Central.

Resumo

A Síndrome da Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP) é doença neurodegenerativa do Sistema Nervoso Central (SNC), rara, e de difícil diagnóstico, afetando principalmente o tronco cerebral e os núcleos da base. O quadro clínico se caracteriza por oftalmoparesia supranuclear, instabilidade postural e demência. O objetivo do estudo foi investigar a fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e assistência da equipe multidisciplinar às pessoas com PSP. Revisão integrativa de 15 artigos publicados na base de dados da Biblioteca Virtual da Saúde, BVS, envolvendo estudos de casos e pesquisa de campo. O estudo revelou pouca publicação acerca da doença e, por ser rara, não existe fármaco eficiente e eficaz; o diagnóstico é limitado nas primeiras manifestações, e somente possível por meio de exames mecanicistas. Em razão de existir parco material sobre a assistência a estes casos, sugere-se que os Conselhos, Associações de Neurologia e demais especialidades envolvidas no tratamento desenvolvam, divulguem mais detalhes sobre a doença, a fim de se criar um protocolo de atendimento integral aos afetados pela síndrome, bem como o necessário apoio aos familiares e cuidadores, que auxilie nas práticas da assistência ambulatorial e familiar.

 

Biografia do Autor

Jaqueline Pereira Mota, Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Enfermagem, Saúde Pública e Docência Superior. Chefe do Centro Cirúrgico do Hospital das Forças Armadas, Brasília, DF.

Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília, UCB. Enfermeira, Especialista em Saúde Pública e Docência Superior. Atua como Chefe do Centro Cirúrgico do Hospital das Forças Armadas, Brasília, DF. http://lattes.cnpq.br/7844561284067202

 

Maria Liz Cunha de Oliveira, Doutora em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB), Programa de Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde, ESCS/FEPECS/DF, Brasil.

Doutora em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB), Professora/Pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde, ESCS/FEPECS/DF, Brasil. http://lattes.cnpq.br/ 8444432728032111

 

Karla Helena Coelho Vilaça, Investigação Biomédica, Departamento de Clinica Médica. Divisão de Geriatria, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, MRP/USP. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB.

Doutora em Investigação Biomédica, Departamento de Clinica Médica. Divisão de Geriatria, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, MRP/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB.

http://lattes.cnpq.br/0325284170759081

 

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Mota, J. P., Oliveira, M. L. C. de, & Vilaça, K. H. C. (2017). Síndrome da Paralisia Supranuclear Progressiva: As dificuldades de diagnóstico e a atuação da Equipe multidisciplinar quanto aos cuidados à pessoa afetada por esta doença. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 135–160. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p135-160

Edição

Seção

Artigos