Fatores associados ao desempenho funcional de idosos portadores da Doença de Parkinson

Autores

  • Luciano Alves Leandro Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Membro do Setor de Distúrbios do Movimento, Serviço de Neurologia, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, HC/UFPR.
  • Hélio Afonso Ghizoni Teive Setor de Distúrbios do Movimento do Serviço de Neurologia, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, HC/UFPR.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p161-178

Palavras-chave:

Envelhecimento, Doença de Parkinson, Funcionalidade.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar fatores associados ao perfil funcional de idosos portadores da doença de Parkinson, para correlacioná-los com a gravidade da doença e o tempo de diagnóstico em três grupos etários. Foram entrevistados 145 idosos, idade igual ou superior a 60 anos, em Curitiba, Paraná, Brasil. O estadiamento revelou uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos G1 (60-69 anos) e G3 (80-89). A DP está acometendo cada vez mais a população, e fatores como baixa escolaridade e viuvez foram relacionados a déficits funcionais, levando-se à questão da fragilidade física e potenciais fatores para quedas. O grupo G3 (80-89 anos) foi o mais afetado funcionalmente e o tempo de diagnóstico não foi relacionado com a idade.

 

Biografia do Autor

Luciano Alves Leandro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Membro do Setor de Distúrbios do Movimento, Serviço de Neurologia, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, HC/UFPR.

Fisioterapeuta. Docente, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Membro do Setor de Distúrbios do Movimento, Serviço de Neurologia, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, HC/UFPR.

 

Hélio Afonso Ghizoni Teive, Setor de Distúrbios do Movimento do Serviço de Neurologia, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, HC/UFPR.

Médico. Docente e Chefe do Setor de Distúrbios do Movimento do Serviço de Neurologia, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, HC/UFPR.

 

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos