Depressão, Declínio Cognitivo e Polimedicação em idosos institucionalizados

Autores

  • Livia Marcondes Faber Instituto de Biociências, UNESP Rio Claro. Rio Claro, SP.
  • Marcos Eduardo Scheicher Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP Marília, SP.
  • Edvaldo Soares Departamento de Psicologia da Educação. Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP Marília, SP. Coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva, LaNeC (Orientador).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p195-210

Palavras-chave:

Envelhecimento, Depressão, Disfunção Cognitiva, Institucionalização, Polimedicação.

Resumo

A pesquisa, realizada com idosos institucionalizados, objetivou analisar possíveis relações entre depressão, declínio cognitivo e consumo de medicamentos.  Para medida das variáveis foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Depressão Geriátrica (GDS 30) e Mini-Exame do Estado Mental (MEEM).  Dados referentes à medicação foram analisados a partir de critérios do Anatomical Therapeutic Chemical Code (ATC). Em função da polimedicação, os sujeitos se enquadram nos fatores de risco para ‘problemas relacionados ao uso de medicamentos’ (PRM’s). Foram observadas correlações entre os indicativos de depressão e declínio cognitivo. Não foram observadas correlações entre as demais variáveis analisadas.

 

Biografia do Autor

Livia Marcondes Faber, Instituto de Biociências, UNESP Rio Claro. Rio Claro, SP.

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências, UNESP Rio Claro. Rio Claro, SP.

 

Marcos Eduardo Scheicher, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP Marília, SP.

Fisioterapeuta, Docente do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP Marília, SP.

 

Edvaldo Soares, Departamento de Psicologia da Educação. Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP Marília, SP. Coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva, LaNeC (Orientador).

Neurocientista, Docente do Departamento de Psicologia da Educação.  Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP Marília, SP. Coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva, LaNeC (Orientador).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos