Avaliação dos aspectos da Personalidade em pessoas idosas na cidade de São Paulo por meio do Rorschach Performance System (R-PAS)

Autores

  • Terezinha A. de C. Amaro Psicóloga, Terapeuta certificado EMDR.
  • Kelsy N. Areco Departamento de Informática em Saúde da DIS/EPM-UNIFESP, colaborando com pesquisadores da EPM-UNIFESP e do HU-UNIFESP, na elaboração de banco de dados para análise estatística, análise de dados clínicos e administrativos. Funcionária do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo.
  • Regina Sonia Gattas do Nascimento Faculdade de Psicologia da PUC-SP, e diretora da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic, PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p211-228

Palavras-chave:

Personalidade, Teste de Rorschach, R-PAS, Idoso.

Resumo

A proposta deste estudo é identificar aspectos da personalidade que predominam em uma amostra de idosos. Foram avaliadas cinquenta pessoas com idades entre 60 e 85 anos residentes na cidade de São Paulo e sem história psiquiátrica. Comparado à amostra normativa internacional de adultos, foi possível verificar uma visão mais simplista e distorcida da realidade, embora sem confusão de pensamento, além de dificuldade cognitiva e necessidade maior de estimulação diante das demandas do ambiente.

 

Biografia do Autor

Terezinha A. de C. Amaro, Psicóloga, Terapeuta certificado EMDR.

Kelsy N. Areco, Departamento de Informática em Saúde da DIS/EPM-UNIFESP, colaborando com pesquisadores da EPM-UNIFESP e do HU-UNIFESP, na elaboração de banco de dados para análise estatística, análise de dados clínicos e administrativos. Funcionária do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo.

Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria, Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Business Intelligence, Faculdade Impacta de Tecnologia. Graduação em Curso Superior de Tecnologia de Computação, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Atuou como Analista de BI no Hospital São Paulo/SPDM. Atua no Departamento de Informática em Saúde da DIS/EPM-UNIFESP, colaborando com pesquisadores da EPM-UNIFESP e do HU-UNIFESP, na elaboração de banco de dados para análise estatística, análise de dados clínicos e administrativos. Funcionária do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo. 

Regina Sonia Gattas do Nascimento, Faculdade de Psicologia da PUC-SP, e diretora da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic, PUC-SP.

Doutorado em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Mestrado em Psicologia Social, PUC-SP. Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, PUC-SP. Atualmente é professora associada da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, e diretora da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic", da PUC-SP. Ex-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Outros Métodos Projetivos (ASBRo). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Métodos de Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Método de Rorschach, Medidas em Psicologia, Avaliação Psicológica, Psicanálise, Orientação Vocacional, Atendimento Clínico de Orientação Psicanalítica. É líder de grupo de pesquisa CNPq. Tem desenvolvido projetos de pesquisa para realização de estudos normativos do Método de Rorschach, com apoio financeiro da FAPESP.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Amaro, T. A. de C., Areco, K. N., & Nascimento, R. S. G. do. (2017). Avaliação dos aspectos da Personalidade em pessoas idosas na cidade de São Paulo por meio do Rorschach Performance System (R-PAS). Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 211–228. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p211-228

Edição

Seção

Artigos