Atenção à saúde da pessoa idosa e ao envelhecimento em uma rede de serviços de Atenção Primária.

Autores

  • Nádia Placideli Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  • Elen Rose Lodeiro Castanheira Elen Rose Lodeiro Castanheira - Médica Sanitarista. Filiada ao Departamento de Saúde Coletiva. Faculdade de Medicina de Botucatu (SP). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. E-mail: elenrochalodeiro@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p247-269

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Envelhecimento, Pessoa Idosa, Avaliação de Serviços de Saúde.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os serviços de Atenção Primária à Saúde quanto à oferta e organização de ações ao envelhecimento e à saúde da pessoa idosa, de uma Rede Regional de Atenção à Saúde do centro-oeste paulista. Foram utilizados indicadores do Questionário de Avaliação da Qualidade de Serviços de Aten­ção Básica (QualiAB) de 2014. Os resultados sugerem que estes serviços desenvolvem ações de atenção ao envelhecimento de modo incipiente e limitado às doenças crônicas não transmissíveis.

 

Biografia do Autor

Nádia Placideli, Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Doutora em Avaliação em Saúde. Mestra em Envelhecimento e Saúde. Filiada ao Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

Elen Rose Lodeiro Castanheira, Elen Rose Lodeiro Castanheira - Médica Sanitarista. Filiada ao Departamento de Saúde Coletiva. Faculdade de Medicina de Botucatu (SP). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. E-mail: elenrochalodeiro@gmail.com

Médica Sanitarista. Filiada ao Departamento de Saúde Coletiva. Faculdade de Medicina de Botucatu (SP). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Placideli, N., & Castanheira, E. R. L. (2017). Atenção à saúde da pessoa idosa e ao envelhecimento em uma rede de serviços de Atenção Primária. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 247–269. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p247-269

Edição

Seção

Artigos