Reflexões sobre o papel do Bacharel em Gerontologia em Cuidados Paliativos: relato de experiência de uma disciplina

Autores

  • Bruna Moretti Luchesi Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, MS, Brasil.
  • Aline Cristina Martins Gratão
  • Marcos Hortes Nisihara Chagas
  • Vivian Ramos Melhado
  • Sofia Cristina Iost Pavarini

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p461-473

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Gerontologia, Prática Profissional.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o papel do Bacharel em Gerontologia em Cuidados Paliativos (CP), com base em uma disciplina sobre o tema. Tem o objetivo de apresentar um panorama sobre os CP e a relação com a formação do Bacharel em Gerontologia, além de descrever como foi o desenvolvimento de disciplina sobre o tema, e refletir sobre possibilidades de atuação desse profissional nos diferentes níveis de gestão em CP. As reflexões evidenciaram que o gerontólogo pode ter um papel abrangente nos CP, atuando na gestão e avaliação de políticas públicas, nos serviços especializados ou não, e diretamente com o paciente, cuidadores e rede de suporte social, sempre em conjunto com a equipe multiprofissional.

 

Biografia do Autor

Bruna Moretti Luchesi, Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, MS, Brasil.

Doutora em Enfermagem - EERP/USP. Pós-Doutoranda do PPGEnf/UFSCar. Docente Adjunto A, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, MS, Brasil.

 

Aline Cristina Martins Gratão

Enfermeira, Docente adjunto do Curso de Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil.

Marcos Hortes Nisihara Chagas

Médico psiquiatra, Docente adjunto do Curso de Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Vivian Ramos Melhado

Enfermeira, Docente adjunto do Curso de Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Sofia Cristina Iost Pavarini

Enfermeira, Docente titular do Curso de Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Luchesi, B. M., Gratão, A. C. M., Chagas, M. H. N., Melhado, V. R., & Pavarini, S. C. I. (2017). Reflexões sobre o papel do Bacharel em Gerontologia em Cuidados Paliativos: relato de experiência de uma disciplina. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 461–473. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p461-473

Edição

Seção

Relato de Experiência