Modernização, envelhecimento e infoexclusão em Portugal

Autores

  • Alexandre Morais Nunes Ciências Sociais. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa. Assessor Técnico/Technical advisor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p79-99

Palavras-chave:

Envelhecimento, Política social, Pessoa idosa, Tecnologias de Informação, Infoexclusão.

Resumo

O envelhecimento é um desafio que, nos últimos anos, tem sido objeto de estudo na sociedade moderna. Todos tentam perceber e compreender o envelhecimento e intervir para reduzir seus efeitos naturais, evitando a exclusão da pessoa idosa; pelo contrário, promovendo a sua integração na sociedade. A questão que se coloca em Portugal e nas sociedades mais modernas é o grande desenvolvimento das tecnologias de informação. Estes processos geraram, em Portugal, uma maior dependência para tratar de assuntos quotidianos, como o acesso aos serviços bancários, finanças, marcação de consultas, levantamento de medicamento nas farmácias e até compras. No presente artigo, destaca-se a questão da infoexclusão e da infointervenção junto do idoso, e apresentam-se alguns resultados do uso de tecnologias de informação por parte dos idosos em Portugal.

 

Biografia do Autor

Alexandre Morais Nunes, Ciências Sociais. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa. Assessor Técnico/Technical advisor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal.

PHD em Ciências Sociais, Especialidade de Administração da Saúde, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa.  Mestre em Administração da Saúde, ISCSP, ULISBOA, Portugal. Professor Auxiliar Convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa. Assessor Técnico/Technical advisor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal.

 

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Nunes, A. M. (2017). Modernização, envelhecimento e infoexclusão em Portugal. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 79–99. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p79-99

Edição

Seção

Artigos