Os cuidados de longa duração e a percepção de idosos institucionalizados sobre velhice, velhice bem-sucedida e qualidade da atenção

Autores

  • Carolina Carneiro das Neves Santos Gerontologia, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
  • Henrique Salmazo da Silva Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez Programa de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p151-178

Palavras-chave:

Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Velhice, Saúde, Qualidade de vida.

Resumo

O objetivo deste estudo foi levantar a percepção de idosos institucionalizados sobre a velhice, a velhice bem-sucedida e sobre os cuidados oferecidos na instituição. Foram entrevistados 10 idosos residentes em uma ILPI no município de São Paulo, e seus discursos foram analisados de forma qualitativa, sendo categorizados segundo a análise de conteúdo proposta por Minayo. Nas percepções sobre a velhice, valorizaram-se atributos positivos e negativos, sendo que alguns participantes almejaram reatar com suas famílias, rever projeto de vida e serem produtivos. No que se refere à velhice bem-sucedida, houve valorização do ambiente, das relações sociais, da família, e da religiosidade/espiritualidade. Quanto aos atributos institucionais, citaram a importância de terem suas necessidades atendidas, os conflitos com profissionais superados, a socialização e o descompasso entre necessidades atendidas, assim como seu projeto de vida. Acredita-se que esses dados podem auxiliar no planejamento de práticas que focalizem o cuidado centrado no indivíduo.

 

Biografia do Autor

Carolina Carneiro das Neves Santos, Gerontologia, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

 

Henrique Salmazo da Silva, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Bacharel em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP. Doutor em Neurociências e Cognição, Universidade Federal do ABC. Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez, Programa de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

Bacharel em Enfermagem, Escola de Enfermagem da USP (EE/USP). Mestre e Doutora pela EE/USP. Docente do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

 

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

Santos, C. C. das N., Silva, H. S. da, & Gutierrez, B. A. O. (2017). Os cuidados de longa duração e a percepção de idosos institucionalizados sobre velhice, velhice bem-sucedida e qualidade da atenção. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 151–178. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p151-178

Edição

Seção

Artigos