Perfil dos estudos de quedas com idosos: revisão integrativa

Autores

  • Deise Iop Tavares Fisioterapia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Marisa Bastos Pereira Fisioterapia. Universidade Federal de Santa Maria e Pós-Graduação (Residência multiprofissional, Hospital Universitário de Santa Maria. HUSM/EBSERH.
  • Melissa Medeiros Braz Fisioterapia. Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p207-222

Palavras-chave:

Quedas, Fatores de Risco, Fratura.

Resumo

A população idosa vem crescendo, e episódios de quedas são cada vez mais frequentes. Neste artigo, procedeu-se uma revisão integrativa nas bases de dados SciELO e LILACS entre os anos de 2010 e 2015, com o objetivo de verificar o perfil dos estudos envolvendo quedas em idosos. Foram incluídos 149 artigos em que se percebeu a relação positiva do exercício físico. Os fatores de risco mais encontrados foram sexo feminino, depressão, idade avançada, entre outros. A fratura foi a consequência mais encontrada.

 

Biografia do Autor

Deise Iop Tavares, Fisioterapia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Fisioterapeuta, Centro Universitário Franciscano. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Domiciliar. Formação em Pilates Clínico, Saúde, Bem-Estar e Fitness, APPI, The Australian Physiotherapy and Pilates Institute.

 

Marisa Bastos Pereira, Fisioterapia. Universidade Federal de Santa Maria e Pós-Graduação (Residência multiprofissional, Hospital Universitário de Santa Maria. HUSM/EBSERH.

Fisioterapeuta. Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Atualmente é professor Associado, Universidade Federal de Santa Maria. Atuação na graduação em Fisioterapia e Pós-Graduação (Residência multiprofissional, Hospital Universitário de Santa Maria). Mestrado em Gerontologia, Centro de Educação Física e Desportos – CEFD. Mestrado em Reabilitação Funcional, CCS/UFSM. Atualmente, exerce a função de Chefe da Unidade de Reabilitação do HUSM/EBSERH.

 

Melissa Medeiros Braz, Fisioterapia. Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Fisioterapeuta, Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

Tavares, D. I., Pereira, M. B., & Braz, M. M. (2017). Perfil dos estudos de quedas com idosos: revisão integrativa. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 207–222. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p207-222

Edição

Seção

Artigos