Histórico do grupo EAPS, conceito de Aparência e síntese dos resultados: dez anos de pesquisa, ensino e extensão sobre a temática Envelhecimento e Aparência

Andrea Lopes, Patrícia Yokomizo

Resumo


A temática Envelhecimento e Aparência não tem sido discutida na Gerontologia nacional em toda a sua complexidade. O artigo apresenta as atividades, resultados e desafios presentes no percurso dos 10 anos do grupo de pesquisa, ensino e extensão Envelhecimento, Aparência e Significados, vinculado à EACH/USP. As contribuições do grupo foram: 1) proposição de uma temática de investigação científica, a partir da observação de demanda social específica; 2) proposta de conceito para a variável aparência; 3) oficina de extensão universitária conjunta com disciplina optativa envolvendo alunos de graduação e pós-graduação; 4) três exposições artísticas; 5) palestras diversas; 6) um conjunto de pesquisas exploratórias, majoritariamente de caráter qualitativo, desenvolvidas por alunos de graduação e pós-graduação, algumas com financiamento; 7) um seminário de pesquisa; 8) vinculação ao diretório de grupos de pesquisa do CNPq; 9) site institucional e página no Facebook; e, por fim, 10) publicações científicas nacionais, inclusive, organização de número especial 26, de 2019, da Revista Kairós-Gerontologia sobre a temática. Os esforços visam a sensibilizar, visibilizar e fomentar o debate em torno dos aspectos socioculturais da Aparência, como modo de fortalecer e legitimar as identidades e o engajamento social, ao promover a heterogeneidade das formas de envelhecer.

Palavras-chave


Aparência; Envelhecimento; Velhice

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22iEspecial26p7-29

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.