Qualidade de vida de idosos submetidos à hemodiálise: uma revisão sistemática

Fabrícia Silvino Machado, Lucy Gomes Vianna, Karla Helena Coelho Vilaça, Maria Liz Cunha de Oliveira, Vicente Faleiros, Clayton Franco Moraes

Resumo


Este estudo tem como objetivo compreender o panorama atual da literatura nacional referente à qualidade de vida (QV) de idosos submetidos à hemodiálise (HD) e as possíveis repercussões do tratamento, por meio de uma revisão sistemática de publicações realizadas na última década. Feita busca nas bases indexadoras eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no período de 2003 a 2013. Concluiu-se que inúmeros são os fatores que acarretam baixa QV ao idoso submetido à HD, entre eles físicos, psicológicos e socioculturais, com variações de acordo com a área analisada.


 

 


Palavras-chave


Hemodiálise; Idoso; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p149-163

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.