Avaliação das dimensões Responsividade e Exigência de avós, percebidas por netos adolescentes: Adaptação de um instrumento para classificar estilos de avós.

Alessandra Ribeiro Ventura Oliveira, Diana Lucia Moura Pinho, Kleidson Silva Sousa

Resumo


O estudo trata-se da adaptação de instrumento caracterizado por escalas de Likert para avaliar as dimensões Responsividade e Exigência de avós percebidas por netos adolescentes. O instrumento foi aplicado a 28 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 10 e 19 anos, netos de avós alunos da Escola de Avós de Ceilândia (DF). Foi realizada a classificação dos estilos de avós a partir dos escores obtidos pelos avós participantes do estudo nas dimensões Responsividade e Exigência. A proporção dos estilos de avós observada na amostra foi 10,3% (autoritário), 39,3% (autoritativo), 10,3% (indulgente) e 39,3% (negligente).

 


Palavras-chave


Responsividade; Exigência; Avós; Netos adolescentes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p253-269

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.