O autocuidado de idosas octogenárias: desafios à Psicologia

Autores

  • Elisa Bertoletti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • José Roque Junges Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p285-303

Palavras-chave:

Envelhecimento, Autocuidado, Qualidade de Vida.

Resumo

Considerando o processo de autocuidar um elemento constitutivo da subjetividade humana, a pesquisa propõe produzir conhecimento acerca da percepção das idosas octogenárias sobre o autocuidado. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa de tipo exploratória descritiva. A amostra é de 10 participantes, não probabilística, definida por tipicidade, correspondente às idosas de idade igual ou superior a 80 anos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, e interpretados na perspectiva da análise de conteúdo. Através da análise das narrativas, observou-se que as dimensões do processo de envelhecimento, da qualidade de vida e da valorização social estão estritamente relacionadas ao autocuidado.

Biografia do Autor

Elisa Bertoletti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Psicóloga e Assistente Social. Acadêmica do curso de especialização em Avaliação Psicológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculada ao Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP-UFRGS).

 

José Roque Junges, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

José Roque Junges – Filósofo, Historiador e Teólogo. Doutorado em Teologia Moral pela Pontificia Università Gregoriana de Roma, Itália.  Professor e Pesquisador em Saúde e Bioética no PPG de Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

 

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Bertoletti, E., & Junges, J. R. (2014). O autocuidado de idosas octogenárias: desafios à Psicologia. Revista Kairós-Gerontologia, 17(3), 285–303. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p285-303

Edição

Seção

Artigos