A qualidade de vida dos idosos a partir da influência da religiosidade e da espiritualidade: cuidados prestados aos idosos institucionalizados em Caetité (BA)

Rosemeire Moreira de Oliveira, Vicente Paulo Alves

Resumo


Este artigo mostra como cuidadores de idosos de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) realizam o cuidado com o corpo, mente e espírito, e como isso afeta a qualidade de vida desses idosos. Enfatiza a importância de esses cuidadores necessitarem de uma melhor preparação para lidar e suprir as carências desses idosos, no sentido de oferecer cuidados que envolvam o corpo, a mente e o espírito. Utiliza a investigação observacional, com delineamento transversal, descritivo e abordagem quanti-qualitativa.



Palavras-chave


Idosos institucionalizados; Cuidadores; Qualidade de Vida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p305-327

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.