Perfil dos Residentes de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos em Mossoró (RN)

Francisco Eudison da Silva Maia, José Rogécio de Sousa Almeida, Karla Karolina Vieira Canário, Adiles Cândida Rego de Melo, Lorena Bezerra de Oliveira

Resumo


A dependência física e financeira, bem como a falta de cuidadores, podem levar o idoso à institucionalização. Objetiva-se, neste estudo, identificar o perfil do idoso residente em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos localizada na cidade de Mossoró (RN), Trata-se de um estudo descritivo documental. Nessa Instituição há 33 mulheres e 24 homens, com 40,3% deles com idade entre 75 e 85 anos. Conhecer o perfil de morbidade, dentre os aspectos biopsicossociais do idoso, torna possível aos profissionais de saúde viabilizar ações de assistência, adequar terapêuticas específicas e desenvolver ações preventivas e de promoção à saúde.

 


Palavras-chave


Saúde do idoso; Perfil do idoso; Envelhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p355-368

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.