Uma tipologia de modos de vida na aposentadoria em Portugal.

Autores

  • Joana Martins Guedes Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP).
  • Sérgio Bacelar e Silva Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).
  • António Manuel Fonseca Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p09-29

Palavras-chave:

Aposentadoria, Modos de vida na aposentadoria, Tipologia.

Resumo

O objetivo deste estudo é formular uma tipologia de modos de vida na aposentadoria, atendendo ao conjunto de recursos acumulados ao longo da trajetória de vida, sob a forma de bens (saúde, ambiente social, rendimento) e potencialidades (situação no trabalho, atividades fora do trabalho no passado, escolaridade, formação profissional). Foi usada a regressão logística para uma amostra de aposentados portugueses de ambos os sexos (N=499), com vista a clarificar o peso dessas variáveis em cada prática de aposentadoria. O resultado do modelo apresenta explicações plausíveis para quatro principais práticas de aposentadoria: retraimento, terceira idade, família, lazer, evidenciando os fatores que melhor explicam cada uma delas.

Biografia do Autor

Joana Martins Guedes, Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP).

Mestre em Ciências do Serviço Social. Aluna do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria, na qualidade de bolseira FCT (SFRH/BD/74446/2010). Assistente no Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

Sérgio Bacelar e Silva, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

Economista e Sociólogo. Aluno de Doutoramento em Ciências da Complexidade, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Estaticista no Instituto Nacional de Estatística.

António Manuel Fonseca, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

Psicólogo. Doutorado em Ciências Biomédicas. Professor associado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Diretor do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano UCP/FEP.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Guedes, J. M., Bacelar e Silva, S., & Fonseca, A. M. (2014). Uma tipologia de modos de vida na aposentadoria em Portugal. Revista Kairós-Gerontologia, 17(4), 09–29. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p09-29

Edição

Seção

Artigos