Uma nova forma de comunicação para o cidadão Sénior: Facebook.

Autores

  • Gina Maria Gouveia Páscoa Universidade de Lisboa (UL), Portugal.
  • Henrique Manuel Pires Teixeira Gil Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p09-29

Palavras-chave:

Facebook, Sénior, Envelhecimento Ativo.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação realizada com cidadãos seniores e suas interações com a rede social digital Facebook. O objetivo principal foi compreender o contributo do Facebook na promoção do envelhecimento ativo. É um estudo de caso de natureza qualitativa realizado numa turma de informática de uma universidade da terceira idade de Castelo Branco (Portugal), em que participou um grupo de 13 seniores. Os resultados evidenciaram que o Facebook é utilizado para comunicar, combater a solidão e como forma de aprendizagem ao longo da vida.

 

Biografia do Autor

Gina Maria Gouveia Páscoa, Universidade de Lisboa (UL), Portugal.

Licenciada em Enfermagem. Pós-Graduada em Gerontologia, Mestre em Política Social. Doutoranda em Política Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (UL), Portugal.

 

Henrique Manuel Pires Teixeira Gil, Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Portugal.

Pós-Doutorado em Políticas Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Portugal.

 

Downloads

Publicado

2015-03-30

Edição

Seção

Artigos