Aplicação de Checklists de Acessibilidade e Usabilidade para o Redesign de Site Acessível para Usuários Idosos

Autores

  • Anne Lesinhovski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Márcia Barros de Sales Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Marilia A. Amaral Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p31-56

Palavras-chave:

Idosos, Redesign, Acessibilidade, Usabilidade.

Resumo

Neste artigo relata-se a avaliação da acessibilidade e usabilidade de quatro sites disponibilizados na Web com informações e serviços para o usuário idoso. A partir dos resultados encontrados, o site que obteve a menor avaliação foi selecionado e passou por um processo de Redesign com o intuito de melhorar sua acessibilidade. Nesta pesquisa a metodologia adotada aplicou a abordagem ergonômica e a utilização do Design em fases. Para isso, adotou-se a pesquisa-ação, que se destaca pela sua característica de conhecer e atuar, para depois estudar os resultados. Participaram nessa pesquisa 21 usuários idosos, voluntariamente, que avaliaram os quatro sites selecionados, ajudaram em algumas etapas do desenvolvimento do protótipo e da sua avaliação sobre acessibilidade. Entre os resultados encontrados, após o processo de Redesign do protótipo e avaliação, evidenciou-se que houve um ganho na acessibilidade e usabilidade em relação à versão original do site. Fato constatado, por meio da aplicação de dois Checklists, específicos para avaliação de sites e pela avaliação sobre acessibilidade e usabilidade realizada com os idosos participantes do estudo.

Biografia do Autor

Anne Lesinhovski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Experiência na área de Design, atuando profissionalmente como desenvolvedora Web. Aluna do Mestrado em Tecnologia no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR.

 

Márcia Barros de Sales, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, com ênfase em Mídia na Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia da Informática, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa de Inclusão Digital (GPID/CNPq/UFSC).

 

Marilia A. Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Ciências da Computação, Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no DAINF no e PPGTE.

 

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Lesinhovski, A., Sales, M. B. de, & Amaral, M. A. (2015). Aplicação de Checklists de Acessibilidade e Usabilidade para o Redesign de Site Acessível para Usuários Idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 31–56. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p31-56

Edição

Seção

Artigos