Sobre posicionamento do sujeito frente à rotina institucional: o relato de dois idosos

Autores

  • Talita Baldin Universidade Federal Fluminense.
  • Juliana Ferreira Marcolino-Galli Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p225-243

Palavras-chave:

Envelhecimento, Linguagem, Institucionalização.

Resumo

A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) é uma modalidade de proteção na ausência de programas que mantenham o idoso na comunidade e para os idosos que possuem histórias marcadas por negligências, pobreza, baixa escolaridade e perda precoce dos familiares. Este artigo apresenta o relato de Suzana e Álvaro para iniciar uma reflexão sobre possibilidades de sobrevivências subjetivas, apesar das dificuldades impostas pelo processo de institucionalização. Esses relatos ensinam que a história do sujeito, sua produção dentro da instituição, pode ser ressignificada. A discussão encaminha para a necessidade da preservação de interações, considerando que a linguagem promove mudanças e significações que sustentam o sujeito.

 

Biografia do Autor

Talita Baldin, Universidade Federal Fluminense.

Psicóloga pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

 

Juliana Ferreira Marcolino-Galli, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

 

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Baldin, T., & Marcolino-Galli, J. F. (2014). Sobre posicionamento do sujeito frente à rotina institucional: o relato de dois idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 17(4), 225–243. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p225-243

Edição

Seção

Artigos