Suporte familiar ao cuidador da pessoa com Doença de Alzheimer

Luana Machado Andrade, Edite Lago da Silva Sena, Patrícia Anjos Lima de Carvalho, Ana Liz Pereira de Matos, Magno Conceição das Mercês, Daniela Sousa Oliveira

Resumo


A percepção de familiares cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer sobre o suporte familiar recebido para o cuidado, à luz da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, revelou-se através de entrevistas semiestruturadas e de depoimentos em encontros de grupo focal com dez integrantes de um Grupo de Ajuda Mútua, realizados em setembro de 2009 a junho de 2010. O estudo aponta uma nova compreensão sobre o suporte familiar ao cuidado, a qual abre possibilidade à transcendência do cuidador em um outro eu mesmo.

 


Palavras-chave


Doença de Alzheimer; Cuidadores; Relação familiar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p275-295

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.