Suporte familiar ao cuidador da pessoa com Doença de Alzheimer

Autores

  • Luana Machado Andrade Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC), Campus XII, Guanambi (BA).
  • Edite Lago da Silva Sena Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Saúde (DS), Campus Jequié (BA).
  • Patrícia Anjos Lima de Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Campus Jequié (BA).
  • Ana Liz Pereira de Matos Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi (BA).
  • Magno Conceição das Mercês Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC), Campus XII, Guanambi (BA).
  • Daniela Sousa Oliveira Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC), Campus XII, Guanambi (BA).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p275-295

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Cuidadores, Relação familiar.

Resumo

A percepção de familiares cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer sobre o suporte familiar recebido para o cuidado, à luz da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, revelou-se através de entrevistas semiestruturadas e de depoimentos em encontros de grupo focal com dez integrantes de um Grupo de Ajuda Mútua, realizados em setembro de 2009 a junho de 2010. O estudo aponta uma nova compreensão sobre o suporte familiar ao cuidado, a qual abre possibilidade à transcendência do cuidador em um outro eu mesmo.  

Biografia do Autor

Luana Machado Andrade, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC), Campus XII, Guanambi (BA).

Enfermeira. Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC), Campus XII, Guanambi (BA). Mestre em Saúde Pública, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).  

Edite Lago da Silva Sena, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Saúde (DS), Campus Jequié (BA).

Enfermeira. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Saúde (DS), Campus Jequié (BA).  

Patrícia Anjos Lima de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Campus Jequié (BA).

Enfermeira. Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Campus Jequié (BA).  

Ana Liz Pereira de Matos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi (BA).

Graduanda do Curso de Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Bolsista de Ensino pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi (BA).  

Magno Conceição das Mercês, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC), Campus XII, Guanambi (BA).

Enfermeiro. Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC), Campus XII, Guanambi (BA).  

Daniela Sousa Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC), Campus XII, Guanambi (BA).

Enfermeira. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC), Campus XII, Guanambi (BA).  

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos